sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Guggenheim-NY completou 50 anos.

Ícone da Arquitetura,Guggenheim-NY completou 50 anos.

(fachada do guggenheim)

Patrimônio histórico dos Estados Unidos, o Museu Solomon Robert Guggenheim de Nova Iork completa seu cinquentenário. O local foi inaugurado em 21 de outubro de 1959 e hoje é uma das principais atrações turísticas da Big Apple, além de ser referência no campo da arquitetura.

Colecionador de obras de arte, o multimilionário Solomon Guggenheim criou, em 1939, o Museu de Pintura Não-Objetiva de NY. Quatro anos depois, com o crescimento da coleção, ele contratou o arquiteto Frank Lloyd Wright para o projeto, que apresentou ao cliente 700 esboços e mais seis plantas.

O espaço, que possui um acervo de celebrados artistas como Kandinsky e Picasso, demorou 16 anos para ser concluído e foi criticado desde sua construção, pela inovação de suas formas: já chegou até a ganhar apelidos como "máquina de lavar" e "bolinho invertido". O criador do projeto e o arquiteto não chegaram a ver a obra pronta: Guggenheim morreu dez anos antes e Wright, a seis meses da inauguração.

Na comemoração dos 50 anos do museu, o Guggenheim fez uma série de eventos especiais neste ano, como homenagem a Wright, em exposição de 64 projetos criados ao longo da extensa carreira do arquiteto, a exibição de documentário sobre sua construção e, até janeiro de 2010, o espaço apresenta uma retrospectiva do trabalho de Wasily Kandinsky, com 100 telas do pintor abstrato. Em seus 50 anos de existência, o museu já abrigou quase 500 exposições e passou por duas reformas.

Condiserado o primeiro museu internacional do mundo, o Guggenheim de Nova York deu origem a "filiais" em diversos países, como Espanha e Alemanha, entre outros.

Fonte de Pesquisa: Folha Online

Postado pela Equipe=D

Nenhum comentário:

Postar um comentário